Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Pelecaniformes
Família: Ardeidae
 Leach, 1820
Espécie: A. ralloides

Nome Científico

Ardeola ralloides
(Scopoli, 1769)

Nome em Inglês

Squacco Heron


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Pouco Preocupante

Fotos Sons

Garça-caranguejeira

A garça-caranguejeira é uma ave da ordem Pelecaniformes. Pertence à família das garças, sendo um dos menores membros deste grupo. Também chamada de papa-ratos (Portugal).

Nome Científico

Seu nome científico significa: do (latim) ardeola, ardiola = garça pequena; do (grego) rallus = referente ao gênero Rallus; Linneaeus 1758 e oides = semelhante. - (pequena garça semelhante a saracura).

Características

Mede 42 a 47 cm; peso de 230-370 g; envergadura 80-92 cm. Quando adulto, a sua coloração é um misto de castanho-café e laranja no dorso e nos flancos, abdômen, dorso inferior, asas e cauda branca, que se torna surpreendentemente aparente durante o voo. Apresenta bela crista nucal com penas alongadas e com estrias pretas que pendem pela nuca. Na época da reprodução a plumagem é mais viva, com coroa amarela ou cor de palha, penas douradas na parte inferior do pescoço e costas, coberteiras das asas e do peito avermelhadas-douradas, costas castanho-rosadas, com longas plumas douradas, e resto de plumagem branca. Partes nuas mais brilhantes durante o namoro, quando as pernas podem ficar avermelhadas ( logo desbotando para rosa e de volta para verde-amarelado fosco ), bico azul brilhante com ponta escura (amarelo-esverdeado pálido com ponta e maxila preta na época de não-reprodução ), lores azul (em outras ocasiões amarelo-verde) e olhos amarelos. Os juvenis são menos coloridos, possuindo barras na cabeça e no pescoço, e dorso acastanhado mais escuro que os adultos, sem plumas na crista ou nas costas, bico com ponta escura, partes inferiores cinzas (em vez de brancas) e penas de voo tingidas de marrom.

Esta garça pode ser de bastante difícil detecção, pois confunde-se com o emaranhado da vegetação palustre e ripícola que lhe costuma servir de fundo.

Subespécies

Possui duas subespécies reconhecidas:.

(Clements checklist, 2014).

Fotos das subespécies de (Ardeola ralloides)
(Ssp. ralloides) (Ssp. paludivaga)

Alimentação

Alimenta de quase tudo que se move, como peixes, sapos, rãs e seus girinos, cobras e pequenos repteis, pequenos mamíferos e aves, moluscos, insetos e suas larvas.

Reprodução

Hábitos reprodutivos…

Hábitos

Encontra-se sobretudo junto a zonas úmidas com vegetação palustre, e valas, arrozais e campos alagados. Assim como em praias entre as pedras.

Distribuição Geográfica

Ocorre no sul da Europa e Oriente Médio, migrando para a África durante o inverno.

Referências

Consulta bibliográfica sobre subespécies:

Galeria de Fotos